23 de nov. de 2007

Sobre pirataria

Estava evitando fazer um post sobre esse assunto, porque bem, é algo extremamente clichê em todo meio que pretende falar de música, e duvido muito que eu traga alguma novidade pra discussão. Até por isso vou tentar não me alongar muito no assunto.

Basicamente eu acredito que pirataria seja algo errado, e que não seja o caminho certo pra conseguir nada. Mas eu me utilizo de downloads ilegais, assim como 99% da população mundial que sabe como usar algum programa p2p, e bem, não me arrependo disso. Não me arrependo simplesmente porque se não utilizasse desse meio, não conheceria nem metade das bandas que conheço.

Por mais que eu queira, seria simplesmente eu conhecer algumas bandas como Mando Diao ou The National se fosse depender das gravadoras e distribuidoras no Brasil. Se já é dificil achar determinados discos de bandas que são conhecidas, como Black Sabbath, imagine de uma banda indie de Nova Iorque que nem nos EUA é famosa? E por mais que eu possa a recorrer à importação, eu sinceramente não pagaria mais de 100 reais num cd de alguém que eu não conheço pra me arriscar a gostar (se bem que por 100 reais, eu ouviria o cd me forçando a gostar dele, por mais que fosse algo horrível).

Sou daquele tipo de pessoa que por mais que tenha em mp3, se ve na loja por um preço camarada, vai e comprar o original. Eu acho justo com o artista, e eu gosto de ter caixinha, encarte e tal, digo, eu cresci num ambiente em que CDs representavam algo, representavam uma oportunidade de fugir da programação radiofonica horrível e ouvir somente aquilo que eu gostava.

O mp3 basicamente substituiu esse papel, com a vantagem de que eu não precisava mais aguentar a programação radiofonica nem descobrir algum artista por acaso na tv ou em alguma revista. Posso baixar, ouvir, e facilmente me livrar caso não goste.

Bom, resumindo... esse post só funciona em conjunto com o anterior: Por que eu vou comprar um CD se 90% do que é lançado é lixo comercial que não tem muita validade artistica? Eu não vou deixar de comprar o cd dos caras que eu gosto, mas eu acho que ao menos tenho o direito de conhecer o trabalho da pessoa antes de gastar 50 reais num cd que vai doer na consciencia muito se for de qualidade duvidosa.

E bem, isso complica muito mais por se tratar de Brasil: Aqui o formato single foi eliminado faz tempo, não faço idéia porquê, já que lá fora é o que impulsiona em muito as vendas. E também não tem um formato de venda pela internet realmente racional... digo, pra quem mora nos EUA, 99 centavos de dolar não é nada por uma música no iTunes. Mas pro brasileiro, é simplesmente inaceitavel pagar 3 reais numa música com qualidade baixa da bitrate, como é oferecido na maior parte das lojas nacionais que lidam com isso.