19 de nov. de 2007

A indústria da música "Pop"

Ok, hora de atualizar isso aqui

O que pra você significa o termo pop, quando atribuído à música? Letras e melodias fáceis e pegajosas que pelo seu conteúdo conseguem atingir um público bastante amplo? Um material que tenha qualidade o bastante pra atrair uma grande quantidade de fãs, e consequentemente torne a banda popular?

Eu queria poder dizer que é justamente isso que significa música pop, simplesmente algo que atinge um grande público pela sua qualidade. Mas ultimamente ser um músico pop significa mais ter um grande apoio de marketing do que preocupação com a música em si. Quantos "artistas" que eram considerados grandes nomes do pop há 5 anos permanecem em evidência na mídia? E quantos desses realmente tem um trabalho de qualidade?

Basicamente é isso: a música virou uma indústria tão lucrativa, que bem, acharam que era muito trabalho manter a preocupação com a música como um fator a se levar em conta. Muito mais fácil a cada ano lançar um artista bonitinho com um álbum devidamente fabricado em estúdio, gastar milhões em marketing e lucrar milhões com isso. Quando essa pessoa perder o apelo, só repetir a formula com outro e repetir o ciclo.

Isso acaba influenciando até a mentalidade das pessoas. Hoje o que se vê não é gente querendo ficar conhecida por seu trabalho, tendo liberdade e segurança para trabalhar somente com o que gosta. Não, as pessoas querem ser ricas e famosas, ponto. Vêem isso mais como um caminho do que como uma conseqüência. E dá-lhe programas como American Idol pra ajudar a fixar essa idéia.

É aí que entra a grande "vilã" da história, a pirataria (vou fazer um post mais detalhado sobre isso no futuro). As gravadoras reclamam que baixar músicas fere o artista e prejudica a procura de novas bandas, já que há cada vez menos dinheiro para se investir em grupos novos. Mas peraí, cade o tal investimento? O que vejo ultimamente é só gravadoras lançando cada vez mais a mesma coisa, todos artistas no mesmo molde.

Estranho que as grandes gravadoras estejam reclamando de mp3s, enquanto para muitas bandas essa tenha sido a solução para conseguir se tornar conhecidas. O Arctic Monkeys é o maior exemplo disso. Não fossem os milhões de downlaods do primeiro álbum, não seria o sucesso que é. Ah sim, os recordes de venda que teve com seu primeiro cd também comprovam que quando o produto é bom, as pessoas ainda adquirem o produto físico em lojas. Agora, pedir pra que alguém gaste 40, 50 reais num cd de alguma coisa totalmente descartável e que logo vai ser esquecida, aí já é demais.