28 de out. de 2007

Richie Kotzen


Não poderia deixar de fazer um post pra esse guitarrista/cantor/compositor extremamente competente que nos últimos tempos constitui 80% das músicas que ouço. Richie Kotzen é o que podemos chamar de um artista completo.


O cara, além de ter uma das melhores técnicas que já vi com a guitarra (e um estilo inconfundível, que une elementos do hard rock, com uma pegada de soul bem evidente e elementos bem “funky”), ainda é um puta compositor e tem uma voz excelente, passando grande feeling em tudo que canta.

A carreira do cara resumida: Começou a tocar inspirado por um pôster do Kiss que tinha em seu quarto, e já aos 17 anos chamava atenção por sua técnica de shredding (que consiste em tocar em altíssima velocidade a guitarra, aliada a grande habilidade técnica). Logo assinou contrato com a Shrapnel Records, selo especialista em artistas do estilo, e já lançou seu primeiro disco, intitulado simplesmente Richie Kotzen.


Um tempo depois, acabou assumindo a guitarra da banda de glam rock Poison, mas logo após o álbum Native Tongue (que inclui um dos maiores sucessos escritos por Kotzen, a música Stand) ele foi despedido da banda, pelo seu envolvimento com a ex-noiva do baterista Rikki Rockett. Continuou sua carreira solo lançando quase anualmente um álbum melhor do que o outro (destaque para o clássico Mother Head’s Family Reunion de 94), e em 99 se uniu ao Mr Big, substituindo o guitarrista Paul Gilbert. Participou de dois álbuns antes que a banda chegasse ao seu fim em 2002, tendo como seu maior sucesso nessa fase a música Shine.


Kotzen continua com sua carreira solo, lançando material com cada vez mais qualidade. É impressionante o talento que o cara tem, mesmo saindo um disco novo por ano, não se vê queda de qualidade de um pra outro. Isso sem contar os trabalhos que fez com nomes como Greg Howe e Stanley Clark, e o cd que lançou como parte da banda Forty Deuce. Ao vivo o cara também humilha, mostrando ainda mais feeling do que o que já fica evidente no seu álbum. A turnê que fez recentemente pelo Brasil acompanhado com o ex-companheiro do Mr Big, Eric Martin, prova isso.


P.S: Todas as fotos desse post são do show que Richie Kotzen fez em Curitiba no dia 28/9 deste ano.

Stand


Mother Head's Family Reunion


Doin' What The Devil Says To Do