10 de out. de 2007

Mr. Big


O Mr. Big é o tipico caso de um grupo que todo mundo ouviu e conhece alguma música, mas nunca lembra pelo nome. Iniciado em 89, com Eric Martin no vocal, Paul Gilbert na guitarra, Billy Sheehan no baixo e Pat Torpey na bateria, os caras reuniam duas características bem marcantes: músicas de fácil assimilação e membros com grande capacidade técnica.

Começaram a ter grande sucesso, principalmente no Japão, após o lançamento do segundo álbum, Lean Into It, recheado de grandes hits, como Green-Tinted Sixties Mind, Voodoo Kiss, Daddy, Brother, Lover And Little Boy, e especialmente To Be With You, aparecendo três semanas na primeira posição do Top 100 da Billboard e aparecendo entre as mais ouvidas em 20 países.

Uma das características que vale destacar na banda, é a relação de amor bastante evidente que possui com seus fãs orientais. Dos seus 6 álbuns ao vivo, 4 foram gravados no Japão e um em Singapura, somente um sendo gravado nos Estados Unidos, terra natal do Mr. Big.

Em 96, após o disco Hey Man, a banda perdeu Paul Gilbert, que saiu para se dedicar a uma carreira solo. A banda sempre teve problemas internos que de uma maneira ou outra conseguia gerenciar, e fala-se que a saída de Gilbert seja devido a discussões com Billy Sheehan e Eric Martin sobre qual direção o som da banda devia seguir. Depois disso, a banda deu uma pausa até 99, ano no qual retornou anunciando Richie Kotzen (Ex-Poison) como substituto de Gilbert.

Mas essa formação não durou muito tempo. Após dois álbuns com Kotzen, as divergências internas do grupo cresceram tanto que em 2002 a banda decidiu encerrar de vez suas atividades, apesar do sucesso que músicas do seu útlimo álbum,. especialmente “Shine”, vinham fazendo no Japão. Os ex-integrantes continuam em projetos solo, alguns especialmente geniais, como os de Paul Gilbert e Richie Kotzen, este último inclusive se apresentou recentemente no Brasil, com Eric Martin abrindo os shows da turnê.

Green-Tinted Sixties Mind



Shine


To Be With You