6 de ago. de 2007

Office Of Strategic Influence - O.S.I


O Office Of Strategic Influence começou como um projeto solo do guitarrista Jim Matheos do Fates Warning, que chamou o baterista do Dream Theater, Mike Portnoy para utilizar seus talentos no álbum. Matheos chamou Steven Wilson do Procupine Tree para cantar no álbum, mas este teve que recusar por não achar que o estilo do O.S.I combinava com o trabalho que estava fazendo na época.

Logo se uniram a banda o tecladista Kevin Moore (ex-Dream Theater, atual Chroma Key, na primeira colaboração que fez com Mike Portnoy em quase 10 anos), grande colaborador dos primeiros álbuns do Fates Warning, e Sean Malone para ocupar o posto de baixista e tocar o Chapman Stick. Faltando preencher somente o posto de vocalista, chegaram a considerar Daniel Gildenlöw do Pain Of Salvation para o posto, mas como os vocais de Moore já estavam sendo utilizados de forma satisfatória nas versões preliminares das músicas, logo se tornou evidente que ele deveria também assumir esse posto. Mais tarde Steve Wilson mudou de idéia e chegou a colaborar com os vocais na faixa shutDOWN do primeiro álbum.

O nome Office Of Strategic Influence tem como origem uma agência do governo norte-americano criada em 2001 para combater o terrismo, através de operações psicologicas em países escolhidos, com a utilização maxima de propaganda para tentar conquista a população civil e desestabilizar possiveis grupos terroristas dessa forma. A agência foi desfeita logo após suas atividades se tornarem públicas.

Quanto à sonoridade da banda, é basicamente um metal progressivo, mas com bastante elementos eletrônicos, com a influência bem clara de sintetizadores em determinadas músicas. Pra quem conhece o trabalho de Kevin Moore no Chroma Key esses elementos já devem soar bastante familiares. Enfim, as raízes da banda estão no heavy metal, mas com bastante espaço pra experimentações que a diferenciam dos demais projetos do gênero. Até agora já foram lançados dois álbuns do projeto: Office Of Strategic Influence, em 2003 e Free, em 2006. Também foi lançado um EP chamado re:free, que contem remix de três faixas do segundo álbum.

Free



Hello Helicopter



Our Town