12 de ago. de 2007

Gentle Giant


O Gentle Giant foi uma das melhores bandas de rock progressivo surgidas durante a década de 70. Formada pelos irmãos Derek, Phil e Ray Shulman, em conjunto com Gary Green, Kerry Minnear e uma série de bateristas, a proposta da banda era "expandir as fronteiras da música popular contemporânea, com o risco de se tornar muito impopular".


Lançaram 12 álbuns no período em que ficaram ativos, todos bastante complexos, que utilizam de aspectos como rápidas mudanças no tempo, compassos diversificado, além de instrumentos fora do convencional, muito deles de origem medieval (nos créditos de um álbum, chegou a constar o uso de 46 instrumentos diferentes).




Talvez a principal diferença do Giant para as demais bandas do estilo seja o uso de vocais múltiplos e sincronizados, que dão um toque muito bacana às músicas da banda. Conforme os anos foram passando, o som da banda foi se tornando cada vez mais acessivel e comercial (embora ainda seja bastante complexo), fato que foi acentuado com o foco no público norte-americano adotado no final de sua existência. Apesar de terem terminado em 1980, ainda há grande interesse por material da banda, e esporadicamente há o lançamento de material ao vivo, como dvds e cds especiais.



On Reflection




The advent of Panurge



Proclamation