18 de jul. de 2007

Paolo Nutini


Nascido na cidade de Paisley, na Escócia, e filho de mãe escocesa e pai com descendencia italiana, Paolo Nutini quase não seguiu a carreira de músico. Tudo em sua vida indicava que ele seguiria a carreira do pai, cuidando da loja de "Fish and Chips" da familia. Porém, o incentivo de seu avo e de uma professora que reconheceu seu talento fizeram com que decidisse seguir carreira nesse ramo.


Por 3 anos ele foi roadie da banda de pop-rock sueca Speedway, período no qual aprendeu muito sobre os negócios envolvidos com a música, se apresentando várias vezes sozinho e com algumas bandas, e também trabalhando de ajudante no Glasgow's Park Lane Studio. Sua grande chance veio em 2003, quando devido a um atraso do cantor David Sneddon em um show em Paisley, Nutini pode cantar algumas de suas músicas no intervalo criado, o que chamou a atenção de um dos membros da audiência, que se ofereceu para atuar como seu empresário.


Nutini assinou contrato com a Atlantic Records em maio de 2005, pouco depois de completar 18 anos, lançando seu primeiro álbum intitulado These Streets em maio de 2006 através de download grátis, e em julho do mesmo ano através de CD físico. Do CD sairam os singles Last Request, Jenny Don't Be Hasty, Rewind e New Shoes, sendo que destes o que teve melhor colocação nas paradas inglesas foi o Last Request, que ficou em quinto lugar entre os mais vendidos.


O estilo do cara é basicamente o pop, com muitas baladas e músicas com melodias que são facilmente absorvidas e que são capazes de ficar na cabeça por diversos dias. Provavelmente o maior diferencial dele é a voz que possui, meio rouca, meio rasgada, que dá aquele algo a mais pras músicas dele, que talvez se cantadas de outra forma não produzissem o mesmo efeito.

Alguns videos pra complementar o post:

Rewind


Alloway Grove


Last Request