30 de jul. de 2007

Nick Drake


Compositor e cantor excepcional, Nick Drake nunca viveu para ver o sucesso que seu trabalho viria a ter. Nascido em 19 de junho de 1948, na antiga Birmânia, Nicholas Rodney Drake aprendeu ainda criança a tocar piano, graças à mãe, Molly Drake, pianista, violoncelista, cantora e compositora. Estudou em alguns dos melhores colégios da Inglaterra devido à riqueza de sua família, e durante sua vida se tornou bastante habilidoso no violão, no sax e no clarinete.



Aos 20 anos de idade, assinou contrato com a Island Records pela qual lançou seu primeiro disco, chamado Five Leaves Left. O processo de gravação e pós-produção foi bastante conturbado, o que fez com que o disco fosse lançado meses depois do esperado. A pouca divulgação do álbum fez com que não obtesse espaço nas rádios, além das poucas críticas feitas não serem muito favoráveis, o que fez com que vendesse pouquissimas cópias.


Determinado a obter sucesso com suas canções, Drake largou a universidade de Cambridge 9 meses antes de completar seu curso, para poder se dedicar totalmente à música. O resultado foi o álbum Bryter Later, que continha um som mais voltado para o jazz, com melodias mais alegres que nem sempre combinavam com as letras, que se tornaram mais sombrias. Apesar dos esforços da gravadora, o álbum também teve poucas vendas, principalmente devido à personalidade tímida de Drake, que se recusava a dar entrevistas e raramente fazia shows, nos quais normalmente não se comunicava com a platéia, costumando ficar com a cabeça baixa durante toda a apresentação e saindo do palco sem emitir nenhuma palavra.



A falta de reconhecimento por seu trabalho fez com que a timidez de Drake logo se transformasse em depressão, o que fez com que se isolasse da familia e amigos. Se tornando cada vez mais distante de todos, foi uma supresa para a própria gravadora quando Drake decidiu em 1971 começar a gravação de um novo trabalho. Gravado em duas noites, Pink Moon é provavelmente o álbum mais pessoal e que reflete melhor a personalidade do cantor. Com a excessão da faixa título, todas as demais são constituídas somente por Drake cantando e tocando violão. As letras são bastante intimistas e refletem a depressão profunda pelo qual ele passava na época. Porém, o album fez ainda menos sucesso que os anteriores, apesar das críticas bastante positivas que recebeu.


Retornando à casa dos pais, seu estado mental piorou cada vez mais, o que fez sua familia o forçar a procurar um psiquiatra que receitou pilulas para combater sua crescente depressão. Em 24 de novembro de 74, Drake foi dormir mais cedo que o habitual, sendo encontrado morto no dia seguinte devido à uma overdose de antidepressivos. O sucesso só viria a partir da metade da década de 80, quando seu nome passou a ser citado como forte influência por artistas como Robert Smith, que diz ter tirado o nome de sua banda, The Cure, de uma das músicas de Drake. Ironicamente, o sucesso comercial só veio após a utilização da música Pink Moon em um comercial pela Volkswagen, o que fez com que em mês fossem vendidos mais discos contendo seu trabalho do que nos 20 anos anteriores.

Northern Sky


Day is Done


Riverman