8 de jul. de 2007

The Honorary Title

Antes de falar sobre a banda, vou comentar os shows que vi do Live Earth: De todos que se apresentaram, vi através do MSN Live Earth os show de Bon Jovi, Mando Diao, Katie Melua, John Mayer, Dave Matthews Band, Roger Waters, The Police, Foo Fighters e Metallica.

A produção dos shows estava excelente, ao menos a exibição online do evento foi ótima, com alta qualidade de imagem e som excelente, e um serviço de streaming que deu conta do recado, raramente tinha alguma lentidão na hora de carregar. O show destaque na minha opinião foi o do Roger Waters, que ao menos na minha impressão foi o de maior duração do evento. Basicamente ele desfilou alguns dos maiores sucessos do Pink Floyd, iniciando com a introdução de In The Flesh, do disco The Wall, seguido de Money, Us And Them, Brain Damage e Eclipse, do disco Dark Side Of The Moon, e fechando com Another Brick In The Wall Part 2, também do The Wall. O Waters não é nenhum grande cantor, mas a equipe da banda dele compensou a falta do David Gilmour nos vocais, tornando esse o melhor show de todos que vi.

As decepções vão por conta do show do Mando Diao, que eu esperava anciosamente, afinal é o primeiro evento de grande porte que sei que a banda participa. Acontece que a banda não teve nem 10 minutos de apresentação, tocando Ochrasy e Long Before Rock'n'Roll e logo depois deixando o palco. Parecia mais promoção do último CD, Ode To Ochrasy, do que um show da banda. Ponto negativo pela curtissima duração, e por não terem tocado nada de Hurricane Bar ou do Bring'Em In.

O outro ponto negativo vai pelo site da MSN Brasil. Lá só era possível assistir ao vivo os shows que aconteciam em Copacabana e em Nova Jersey, ignorando totalmente as apresentações nos demais locais, o que me forçou a recorrer ao site americano da MSN pra ver os shows da Alemanha e do Reino Unido. Algo muito decepcionante e um deserviço a quem não entende a língua inglesa e queria ver mais shows.

Agora sobre a banda em questão:




Nascida no bairro do Brooklyn, em Nova Iorque, a banda tem como base o vocalista e guitarrista Jarrod Gorbel e o baixista, tecladista e responsável por backing vocals, Aaron Kamstra. No inverno de 2002 a banda já estava abrindo alguns shows para o Dashboard Confessional, com quem são bastante comparados, apesar da sonoridade do Honorary Title tender bem mais pro lado do folk. Foi questão de meses pra que a banda assinasse contrato com a gravadora independente Dog House, lançando em 2004 o disco Anything Else But The Truth.


As letras do álbum são bastante emotivas, tratando basicamente de temas como separações, problemas afetivos, desilusões, etc. Sim, a sonoridade às vezes cai pro lado "emo", mas não é nada parecido com bandinhas emocore que chovem por ai... é algo bem mais intimista, que apresenta bem mais sentimento, e que dá pra ver que é baseado em fatos reais. O primeiro CD também está recheado de referências à cidade de Nova Iorque, onde os membros da banda vivem, o que dá um toque a mais de fidelidade às letras. Para a turnê do álbum foram contratados o guitarrista John Wiley e o baterista Adam Boyd, que até o momento se tornaram parte integrante do grupo.


O segundo CD, Scream And Light Up The Sky, gravado durante o ultimo inverno na California, deve ser lançado em agosto desse ano. O álbum, que vazou na internet há alguns meses, é inferior em qualidade ao primeiro lançamento, porém continua um álbum muito bom. Nele, a banda abandona um pouco do clima melancolico do primeiro disco, com músicas mais animadas e sonoridade mais variada. Porém, continua a tratar dos mesmos temas do primeiro CD, namoros que não dão certo, relacionamentos baseados em sexo e solidão. Talvez o principal motivo desse disco ser inferior ao primeiro lançamento da banda é que as referências à cidade de Nova Iorque foram quase totalmente eliminadas, com as letras ficando mais gerais, perdendo um pouco o cárater auto-biográfico do vocalista Jarrod Gorbel. Talvez isso possa ser explicado pela tentativa de abranger um público maior, avesso à onda de bandas "emo" que está fazendo sucesso atualmente ao redor do mundo.

Pra completar, alguns vídeos:

Bridge and Tunnel



Stay Away



Everything I Once Had