12 de dez. de 2007

Melhores do ano - Parte 1

Bom, pra fechar o ano, decidi colocar aqui no blog o que pra mim aconteceu de mais relevante em relação à música. Melhores CDs, melhores bandas, melhor show que eu fui ou assisti, etc. Enfim, o objetivo não é fazer um top 2007, já que muita coisa que vai entrar aqui saiu em anos anteriores mas só esse ano eu acabei descobrindo. Peço que levem em conta que é uma lista totalmente pessoal, e meu objetivo não é fazer a lista definitiva do que aconteceu de melhor.

Ok, começando pelos shows, que infelizmente foram poucos, mas excelentes.

3 - Tim Festival

Já fiz um post bastante detalhado sobre o que rolou e minhas impressões de cada show. Como dito anteriormente, fui com maior expectativa pra ver Artic Monkeys, mas quem surpreendeu mesmo foi o The Killers. Uma banda que funciona muito bem ao vivo e que sabe como manter o público interessado durante todo o show.

2 - Richie Kotzen & Eric Martin

Fiquei sabendo que ia rolar o show no Opera 1 através de um amigo de São Paulo que é grande fã de Mr. Big e do Eric Martin. Como eu gostava bastante do que conhecia de Mr. Big, decidi ir ao show, e pra me acostumar consegui alguns álbuns da carreira solo dos dois. E não é que me arrependi amargamente de ter ficado tanto tempo sem conhecer os trabalhos que os caras fizeram fora do Mr. Big? Destaco toda a discografia do Richie Kotzen, e o Tak Matsumoto Group do qual o Eric Martin participou.

Mas enfim, sobre os shows em si: Eric Martin é um grande showman, tem uma presença de palco excelente e sabe dozar muito bem as músicas do Mr. Big, carreira solo e TMG. Na minha opinião, os pontos altos do show foram a abertura com Wish You Were Here, o trecho de Goin' Where The Wind Blows, To Be With You, bem, basicamente o show todo foi um ponto alto. Pena que eu não conhecia muito ainda da carreira solo do cara, e fiquei perdido em algumas músicas.

Richie Kotzen entrou logo depois, e apesar de não ser tão carismático quanto o Martin, o cara é um puta guitarrista/cantor/compositor. Infelizmente também sofri pelo fato de não conhecer muito da carreira do cara (odeio ir em show conhecendo nada de letras =/) e pelo som do lugar que não tava muito bom, na maioria das músicas era díficil entender o que ele tava cantando. Pontos altos foram as músicas Mother Head's Family Reunion, Doin' What The Devil Says To Do e, é claro, os clássicos absolutos Stand e Shine.

Pena que não rolou a jam com o Eric Martin que fizeram em todos os shows da turnê conjunta pela América do Sul, menos em Curitiba, é claro...

1 - Blind Guardian

Em um ano que Blind Guardian vem pro Brasil, não tem como acontecer um show melhor. Peço perdão a todos, mas os bardos sempre vão ocupar um posto especial entre as bandas que gosto. Eles foram simplesmente os responsáveis por eu começar a gostar de heavy metal e procurar me informar melhor sobre bandas não tão conhecidas pelo público em geral.

De todas as músicas que tocaram, só não sabia decoradas as do álbum mais recente, mas isso não importa, porque ao vivo são excelentes, e só o fato de terem tocado Punishment Divine e Lord Of The Rings exclusivamente em Curitiba já valeu. Pontos altos? O show todo, mas especialmente as duas músicas citadas, mais Born In a Mourning Hall, And Then There Was Silence, Fly... diabos, o show inteiro foi fenomenal. Pena que conhecendo o Guardian, outro desses só em 2009 ou 2010...