3 de set. de 2007

A segmentação do Rock

Faça um exercício mental e tente se lembrar de alguma banda que tenha surgido desde metade da década de 90, que tenha qualidade indiscutível, reconhecida mundialmente, até pelos que não são muito ligados em rock, e que acima de tudo tenha conseguido se manter em evidência sem precisar prostituir seu trabalho. Díficil?

Algum nome como The Strokes, Artic Monkeys ou até Libertines pode ter surgido na mente. Mas esses nomes, apesar da sua qualidade, não causaram nenhuma grande comoção, mesmo dentro do mundo do rock. Além, é claro, de estarem restritos a públicos bem específicos. Provavelmente o nome que surgiu pra quem conhece o gênero é do Nirvana. Mas vale lembrar que a banda acabou em 94, e desde então não surgiu nenhum grande fenômeno do mesmo nível pra abalar as estruturas do que se conhece como rock.

A falta de um novo nome revolucionário faz com que as bandas que realmente possuem alguma relevância e façam algum trabalho de peso sejam aquelas surgidas nas décadas de 70 e 80. Apesar de tudo, a velhice vai chegando pros seus membros, e a criatividade uma hora acaba. Infelizmente, parece que não há uma renovação nesse sentido, de bandas novas mostrarem a que vieram e deixarem sua marca como grandes nomes da música.

Isso se deve a que? Acredito que é uma mistura, desde o fato da música estar sendo tratada cada vez mais como um produto do que como uma forma de expressão, até o fato do próprio rock estar cada vez mais segmentado, sendo díficil atingir o público em geral, com um trabalho que agrade à maioria. Metaleiros vão continuar ouvindo metal (se dividindo em sub-gêneros, como os amantes do doom e os que gostam de progressivo), assim como aquele que gosta de indie-rock vai continuar ouvindo só aquilo.

O ponto que quero chegar é o seguinte: Acabou a época em que era possível surgirem nomes como os Beatles, o Pink Floyd e o Led Zeppelin (pra citar só alguns), que por mais que não tivessem total aceitação, conseguem até hoje influenciar e ser amados por fãs dos mais diversos gêneros musicais? Pessoalmente acredito que sim, que a segmentação é cada vez mais forte (ainda mais com a internet), e que vai ser dificil (se não impossível) surgir algum nome novo que tenha tanta influência ou qualidade quanto os citados.