14 de set. de 2007

A (falta de) identidade de quem escuta determinado estilo

Fica fácil detectar quem gosta de determinado estilo de rock pelo jeito como se veste ou anda. Os headbangers, por exemplo, podem ser facilmente identificados pelos cabelos compridos, muitas vezes acompanhados de camisetas de banda e coturnos desgastados. Costumam identificar o indie pelo corte de cabelo moderninho, pelos botons no casaco ou mala/bolsa que carrega, e pelo jeito alternativo de se vestir.

Mas esse post não é sobre "a moda das tribos urbanas", mas sim sobre o fato de que gostar de determinado estilo acaba fazendo com que a maioria das pessoas seja taxativa e exclua do seu gosto outros estilos sem nem sequer conhecê-los. Pra maioria dos headbangers, tudo produzido em matéria de indie-rock é lixo, mesmo que jamais tenham ouvido algo do tipo. E é claro, o contrário também é bastante evidente.

Onde quero chegar? Bem, basicamente a impressão que tenho é que procurar conhecer um pouco de cada gênero, tentando reconhecer qualidade em cada um dele acaba sendo considerado anormal. Pra ser aceito por determinado grupo, é preciso gostar só de determinada coisa e nada além daquilo. A palavra eclético passou a ser vista como uma palavrão, passou a significar não ter identidade e não entender bem de nenhum estilo de música.

Basicamente, pra ser aceito, é preciso fechar a cabeça e viver num mundindo fechado, acreditando que tudo produzido de bom em matéria de música pertence a um só estilo. Não é a toa que tantas bandas iguais andam surgindo ultimamente, em todos os estilos. É dificil achar alguém que tenha mente aberta o bastante (e principalmente coragem) para ouvir e flertar com estilos sonoros diferentes, uma das poucas maneiras pelas quais vejo que a música pode evoluir.